Elaine Dias Tayano, orientadora Pedagógica no espaço Instituto Batista de Educação, fala sobre letramento em uma entrevista.
Elaine Dias Tayano, orientadora Pedagógica no espaço Instituto Batista de Educação, fala sobre letramento em uma entrevista.
Elaine Dias Tayano; atua na educação desde 2000, sua atuação é orientadora pedagógica no espaço Instituto Batista de Educação. Elaine Tayano já atuou como coordenadora pedagógica e professora em outras instituições municipais.
Elaine Tayano, obrigada por me receber para essa entrevista, meu nome é Cintia sou estudante de Pedagogia na Unyleya, nessa entrevista vou abordar algumas perguntas referentes ao letramento escolar.
Pergunta: Elaine, como podemos realizar o processo de letramento escolar?
Cintia, o letramento inicia-se quando a criança começa a letrar-se a partir do momento em que convive com pessoas que fazem uso da língua escrita, o ambiente que ela está inserido tem um papel muito importante, se ela estiver rodeada de material escrito , como livros, ela vai conhecendo e confirmando prática de leitura e da escrita de forma natural.
Qual sua percepção sobre o letramento escolar? Uma criança se não tiver esse contato de livro em casa ela não é letrada?
O letramento ensina a dominar e utilizar a linguagem na prática social, e através do letramento que a criança toma o ponto de partida na leitura, acredite que não, porque a criança está inserida em diversos contextos como nas creches, escolas, cada da avó, tia, entidade religiosa, que acaba rodando essa criança no mundo letrado, hoje a criança já pega um celuar para ouvir uma música, um vídeo ouvir uma história, isso tudo é letramento.
Elaine você falou das histórias, Qual a importância dos gêneros textuais nas atividades de letramento?
Trabalhar com gêneros textuais permite uma articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão. Por exemplo: quando uma criança lê que “a bruxa acordou Maria gritando”, ela vai lembrar ou imaginar o que se sente quando é acordado com uma pessoa gritando, será mais fácil para entender a realidade do mundo fantástico e o imaginar o medo da menina personagem para julgar suas reações. A entrada da criança no conto infantil, pela imaginação, proporciona o entendimento como também alimenta o gosto pela leitura, através desse conto ela vai desenvolver a capacidade de compreensão do texto.
O aluno pode ser letrado ao invés de alfabetizado?
Um aluno alfabetizado não é necessariamente um aluno alfabetizado, até por que alfabetizado é aquele aluno que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, interpretar, mas, que responde favoravelmente às demandas da sociedade externa ao uso adequado da leitura e da escrita.
Quais são as principais dificuldades para alfabetizar?
As dificuldades na alfabetização são as maiores crianças que não conseguem decodificar palavras ou compreensão de linguagem. Outros têm dificuldade em adquirir as habilidades de ler, escrever e soletrar respectivamente, sendo muito difícil atingir uma fluência esperada para sua idade.
Você acredita que essas dificuldades e decorrente ao letramento?
Acredito que não, em algumas situações o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem, que podem estar relacionadas com comportamentos, tais como: ser disperso, agitado, quieto, provocativo, entre outros. Para diagnosticar esses sintomas, tornar-se complexo, é possível perceber que qualquer aluno pode adquirir tais comportamentos, ocasionando assim a dificuldade pode-se englobar em dislexia, dislalia dentre vários outros.
Para facilitar esse processo, você acredita que existe uma metodologia para letramento?
O processo de alfabetização e letramento exige muito esforço, tanto da criança que está sendo alfabetizada, quanto para os adultos ao seu redor. É necessária uma força tarefa integrada entre escola e família para que o letramento ocorra de forma eficaz . Afinal, esses são os ambientes mais frequentados pelas crianças.
Comments
Post a Comment